Dia Mundial Contra a Meningite; entenda a importância da prevenção
Sintomas incluem febre, dor de cabeça, rigidez na nuca, náuseas e vômitos
O dia 24 de abril é o Dia Mundial Contra a Meningite. Os números a nível global indicam que, em média, cinco milhões de pessoas são afetadas pela doença anualmente. Ou seja, a cada dez pacientes, nove podem ter sequelas permanentes e um pode chegar ao óbito.
A data, voltada para a conscientização, destaca a importância da prevenção, diagnóstico, tratamento e suporte aos que lidam com os efeitos da meningite. Segundo o médico Elcio Moreira, a doença é uma inflamação das meninges, membranas que recobrem o cérebro.
“Quando se tem a meningite, as bactérias e os vírus ficam nas regiões das meninges e afetam o liquor, que é o líquido que fica no nosso cérebro e desce para a nossa coluna”, disse o médico.

A meningite pode ser viral ou bacteriana, mas ambas apresentam sintomas muito parecidos. Elcio explicou que a bacteriana pode conter um potencial de letalidade maior e, por isso, é considerada a mais preocupante, uma vez que a evolução é fulminante.
“Com o passar do tempo, temos visto uma redução muito drástica da doença e atribuímos esse fato à vacinação que, hoje, é disponível na rede pública”, destacou Elcio.
Teste
Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, náuseas e vômitos. Além disso, podem surgir manchas vermelhas ou roxas na pele. O teste rápido funciona assim como outros, onde pequenas quantidades de sangue são testadas no momento.
“Hoje, na nossa realidade de Patos de Minas, só conseguimos fazer o teste, por enquanto, ainda com o exame onde tira o líquido da coluna e faz um exame através do liquor”, concluiu o clínico.
Leia também