Doenças típicas da estação e acidentes domésticos crescem entre crianças durante férias
Febre, tosse, dor de garganta, diarreia e vômitos são alguns dos sintomas mais comuns
Com a chegada do verão e das chuvas típicas da estação, os cuidados com a saúde das crianças devem aumentar. Doenças comuns durante este período do ano aparecem com frequência e os riscos dentro de casa também entram no alerta das autoridades de saúde.
Febre, tosse, dor de garganta, diarreia e vômitos são alguns dos sintomas das doenças mais comuns entre as crianças. As viroses respiratórias, como gripes e resfriados, continuam circulando, assim como as infecções gastrointestinais, favorecidas pelo calor.
“Nesta época, alguns vírus são mais prevalentes e têm relação com a hidratação. Sabemos que os casos de dengue, chikungunya e zika aumentam com as chuvas. Também aumentam os casos de intoxicação alimentar”, disse o pediatra Lucas Castro.
Mas o alerta vai além das doenças: durante as férias, momento em que as crianças passam mais tempo em casa, também crescem os riscos de acidentes domésticos. Quedas, queimaduras, choques elétricos e intoxicações estão entre as ocorrências mais frequentes.
De acordo com o profissional, cuidar da saúde e da segurança das crianças é uma responsabilidade diária. Informação, atenção e prevenção são os principais aliados para garantir um período mais tranquilo e seguro para toda a família.
“Se os responsáveis administrarem bem a higiene, lavarem bem as mãos, conservarem bem os alimentos, aumentarem a hidratação e se atentarem à falta de protetor solar. Os pais precisam realizar os cuidados básicos”, ressaltou o médico.
Leia também
