Logo Patosja

Endometriose: dor silenciosa que atinge 15% das mulheres brasileiras

Grande parte das pacientes já está acostumada com padrão de dor

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 17:57 27-02-2025

Compartilhar:


A endometriose é uma doença crônica que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Caracterizada por dor intensa, infertilidade e sintomas debilitantes, o distúrbio é frequentemente mal compreendido e sub-diagnosticado. No Brasil, cerca de 10% a 15% da população feminina é afetada. 

Segundo o ginecologista, Vereneraldo Queiroz, durante a menstruação, o útero contrai e empurra o sangue pelo canal vaginal. Na endometriose, o útero empurra com muita pressão e o sangue, além de sair pela vagina, reflui e cai no abdômen, grudando na trompa, bexiga e diversos órgãos. 

“O sangue gruda lá dentro e toda vez que a mulher menstrua pela vagina, ela acaba menstruando lá dentro também, criando um processo inflamatório”, disse o ginecologista. 

Grande parte das pacientes já está acostumada com padrão de dor

Sintomas e Tratamentos

Vereneraldo explicou que as mulheres tendem a sentir muita cólica, sangramento irregular, dor na relação sexual, dificuldade das trompas em captar os óvulos e, consequentemente, em engravidar. Apesar disso, grande parte das pacientes já está acostumada com o padrão de dor.

Por mais que os anticoncepcionais não sejam a cura definitiva para o tratamento, ainda são fundamentais para a qualidade de vida e melhora da saúde da mulher. Vale destacar que procurar por um ginecologista especializado é fundamental para definir o melhor tipo de tratamento, seja com comprimido ou Implanon.
 
“Uma coisa básica que quem tem endometriose tem que entender: não pode menstruar, toda vez que menstrua piora o processo”, ressaltou o médico.
Leia também