Logo Patosja

Luz Azul: uso excessivo de telas pode acelerar envelhecimento da pele

Pelo é o maior órgão do corpo humano e não pode ser negligenciada 

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 16:20 12-03-2025

Compartilhar:


A tecnologia facilita o dia a dia das pessoas, mas o uso excessivo de telas pode trazer consequências para a pele, como o envelhecimento precoce e outras alterações. De acordo com a médica dermatologista Fabiana Cruz, existem sinais que resultam da exposição à luz azul. 

“A pele fica mais opaca, sem viço, desidratada, com mais manchas e presença de rugas precoces”, informou a médica. 

Pelo é o maior órgão do corpo humano e não pode ser negligenciada 

Fabiana explicou que pessoas expostas de forma mais intensa às telas sem proteção solar tendem a apresentar cerca de 40% a mais de manchas em comparação a quem faz o uso da proteção adequada. Esse fator pode acelerar o processo de envelhecimento. 

“Essa exposição excessiva acelera o processo de envelhecimento da pele, aumentando o estresse oxidativo e, a longo prazo, causando câncer”, ressaltou a especialista. 

Explosição

Para muitos, reduzir o tempo no celular ou computador não é fácil. Em diversas ocasiões, a rotina exige longas horas de exposição. Segundo o empresário Marcus Jesus, a realidade faz parte da vida dele, uma vez que precisa utilizar as telas para trabalhar e estudar.  

“Eu passo cerca de oito horas por dia fazendo o uso do aparelho telefônico”, relatou Marcos. 

Diante dos riscos, a dermatologista destacou que a moderação faz a diferença. Fabiana ainda apontou que nada em excesso ou em falta faz bem. Conforme a médica, a pele deve ser tratada com zelo, pois é o maior órgão do corpo humano e não pode ser negligenciada.
Leia também