Obesidade pode ser responsável por causar problemas de infertilidade
Doença crônica regulada pela genética gera a compulsão alimentar
A obesidade pode gerar diversos problemas de saúde, mas o que muitos desconhecem é que o sobrepeso tem uma influência direta na infertilidade. As campanhas de conscientização sobre a obesidade, doença que atingiu o patamar de epidemia global, acontecem por todo o mundo.
A médica Karina Alvarenga ressaltou que estão sendo quebrados paradigmas no quesito pensar sobre a obesidade. Segundo a profissional, a doença não tem cura, porém tem controle, e o tratamento deve ser para o resto da vida. Ou seja, a obesidade não se trata sobre comer menos.
“Nós temos um mapa genético com 900 lugarzinhos que dirigem a fisiopatologia para gerar a obesidade, então não é a compulsão alimentar que gera a obesidade”, informou a médica.

No caso, a obesidade é uma doença crônica regulada pela genética que vai gerar a compulsão alimentar. Além disso, o sobrepeso é um fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças, como a diabete, doenças cardiovasculares, hipertensão, câncer e a infertilidade.
“Como a glândula [hipófise] está disfuncional, o homem passa a produzir menos testosterona, apresentando menos libido, menos massa magra e menor produção de espermatozoides”, relatou a profissional de saúde.
Dessa forma, é fundamental que homens e mulheres que estejam acima do peso busquem uma abordagem saudável, no intuito de melhorar as chances de uma gestação bem sucedida. Conforme Karina, a obesidade não representa diferenças físicas, mas um desafio individual de saúde.
Leia também