Logo Patosja

Onda de calor: temperaturas extremas atingem Brasil e exigem cuidados redobrados

Segundo previsão, altas temperaturas devem persistir até o fim de fevereiro

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 15:12 19-02-2025

Compartilhar:


O Brasil enfrenta mais uma onda de calor nesta semana, com temperaturas que podem atingir marcas históricas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta é a terceira onda de calor registrada no país apenas neste ano, com temperaturas elevadas e baixa umidade do ar. 

O fenômeno está atingindo, inicialmente, os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná, avançando posteriormente para Goiás e Bahia. Dessa forma, o termômetro pode ultrapassar os 40 °C e a população precisa redobrar os cuidados com a saúde. 

Segundo previsão, altas temperaturas devem persistir até o fim de fevereiro

De acordo com o climatologista Adalberto Vieira, a temperatura que o ser humano sente é, normalmente, um reflexo da radiação que chega sobre a terra. O especialista informou que nos próximos dias serão de estiagem, ou seja, tendo menos nebulosidade e filtro da radiação solar. 

“A radiação vai incidir um pouco mais sobre a superfície, que normalmente vai aquecer”, disse o climatologista.
 
Dessa forma, é fundamental redobrar os cuidados, como se manter hidratado, usar roupas leves e evitar a exposição prolongada ao sol. A previsão indica que as altas temperaturas devem persistir até o fim de fevereiro. No entanto, a expectativa é de chuva para o início de março. 

“Esperamos que o retorno das chuvas deva amenizar um pouco, além de que o sol vai estar se distanciando da nossa região”, ressaltou Adalberto.
Leia também