Logo Patosja

Pacientes reclamam de falta de esclarecimento sobre atendimento na Upa e posto de saúde

As mudanças no fluxo de atendimento foram anunciadas 10 dias antes da data de seu início

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV

Publicado em: 12:59 18-07-2024

Compartilhar:

Pacientes reclamam de falta de esclarecimento sobre atendimento na Upa e posto de saúde

Na segunda-feira (15), entraram em vigor as novas regras de atendimento da saúde pública no município. As unidades de saúde da família (USF) passaram a fazer atendimentos espontâneos pela manhã para diminuir o fluxo na unidade de pronto atendimento (UPA). A mudança fez com que o pronto atendimento, no bairro Jardim Peluzzo, ficasse mais vazia ao longo da semana.


As mudanças no fluxo de atendimento foram anunciadas 10 dias antes da data de seu início. Elas se aplicam a situações que na UPA eram classificadas como verde e azul, ou seja, não urgentes ou pouco urgentes.


Nos postos de saúde, os atendimentos espontâneos estão acontecendo pela manhã, mas segundo informações de um funcionário que não quis ter a identidade revelada, a população têm reclamado de ir à UPA e ser encaminhada aos postos de saúde e a falta de possibilidade de marcação de consultas no período da manhã tem atrapalhando no tratamento dos pacientes crônicos.


Com as alterações, os agendamentos nas unidades de saúde acontecerão apenas no período da tarde e o período da manhã fica disponível para atendimentos espontâneos.

Leia também