Patos de Minas tem queda no estoque de bolsas de sangue na véspera de feriado
Período tem mais demanda por sangue devido ao número de acidentes
Uma bolsa de sangue pode ajudar até quatro pessoas. No entanto, a Fundação Hemominas, centro de doação de Patos de Minas, fica vazia na véspera de feriado. O hemocentro fica à espera de doadores, principalmente do tipo sanguíneo "O" Negativo e "A" Positivo.
Segundo o médico responsável pelo hemocentro, Rafael Rocha, a demanda por doadores voluntários diminui nos períodos de chuva e véspera de feriado. Dessa forma, os profissionais trabalham de forma intensa para suprir a carência de sangue.
“Fazemos o trabalho com a imprensa, colaboradores e municípios, mas, mesmo assim, ainda não conseguimos atender as expectativas de véspera de feriado”, disse o médico.
Rafael informou que o sangue "O" Negativo, conhecido como doador universal, está em falta nos finais de semana, períodos em que há mais demanda por sangue devido ao número de acidentes. Conforme o médico, o município é grande e consome muito sangue.
O hemocentro está na expectativa de que a população colabore com a doação de sangue. Vale destacar que o hemonúcleo não estará aberto nesta quarta-feira (20), mas funcionará na quinta (21) e na sexta-feira (22), de 7h às 11. O agendamento tem prioridade no atendimento.