Saiba como as mudanças de temperatura podem causar problemas respiratórios
Vias aéreas não respondem bem a variações climáticas
Com as recentes mudanças de temperatura, é comum que o sistema respiratório seja afetado. De acordo com os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças respiratórias ocupam o terceiro lugar entre as maiores causadoras de morte no mundo.
A pesquisa apontou que, dentre os fatores que invadem o mecanismo de defesa do ser humano, o clima potencializa problemas de saúde relacionados à respiração. Segundo a médica otorrinolaringologista Marcela Lima, as vias aéreas não respondem bem a variações climáticas.
“O clima muito seco atrapalha a depuração dos microrganismos que se acumulam e, quando fica cada vez mais frio, o nosso organismo tem dificuldade de lidar com essas informações e fica mais tendencioso a ter mais infecções na região da via aérea superior”, explicou a médica.
Prevenção
O sistema respiratório do corpo humano está em contato direto com o ar que respira. Embora disponha de defesas contra agentes nocivos externos, algumas barreiras são vencidas e, então, surgem disfunções orgânicas. Por isso, é sempre necessário estar atento e se prevenir.
“Se alimentar bem, se hidratar bastante, fazer exercício físico, se expor a ambientes externos e não ficar em locais fechados ajudam a ter um sistema imunológico resistente a todos os tipos de adversidade”, disse Marcela.
A otorrinolaringologista também ressaltou o uso de medicações adequadas, assim como o uso da lavagem nasal. No entanto, a especialista alertou que, antes de se automedicar, é importante consultar um médico para que a doença seja tratada de forma correta.
Leia também