Saiba como as variações de tempo impactam na imunidade infantil
Pediatra ressalta que houve piora significativa nos índices vacinais
Com as recentes mudanças climáticas, alguns cuidados com as crianças são necessários para reforçar a imunidade e evitar doenças respiratórias. De acordo com o médico pediatra Lucas Rodrigues de Castro, o clima pode influenciar na circulação de vírus.
“Quando o tempo estava muito seco, ainda mais naquela época de fumaça, as crianças sofreram por quadros alérgicos e problemas respiratórios”, disse o Lucas.
O pediatra explicou que em muitas ocasiões as crianças não estão com a imunidade muito fortalecida e por isso reage mal com as transições climáticas. Tanto o frio quanto o calor possuem impactos diretos na saúde que possibilitam o surgimento de doenças.
Em períodos onde em um único dia podemos observar um calor intenso, e de uma hora para a outra esse calor desaparece e o clima esfria, é necessário um cuidado maior com os pequenos, pois variações de temperatura repentinas podem impactar diretamente na imunidade infantil.
Lucas afirmou que hábitos do dia a dia também podem fazer a diferença, e são capazes de otimizar os quadros até mesmo quando a doença já está em curso. No entanto, ressaltou houve uma piora significativa nos índices vacinais.
“O primeiro passo da imunidade é receber as vacinas”, destacou o médico.