Logo Patosja

Secretaria de Saúde alerta para aumento no número de casos de leishmaniose em Patos de Minas

Em 2024, foram confirmados pelo município 79 casos da doença

Por: Redação PatosJá

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Publicado em: 11:07 14-02-2025

Compartilhar:


Aumentou consideravelmente o número de casos positivos de leishmaniose em Patos de Minas. A doença, que até então tinha pouca incidência no município, virou motivo de preocupação para as autoridades de saúde. Na manhã desta sexta-feira (14), a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma coletiva de imprensa para alertar sobre a situação.


O médico veterinário da Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas, Rafael Araújo, explicou que, entre os anos de 2018 e 2023, todos os casos registrados eram de animais que vinham de outros municípios, somando de 8 a 9 casos por ano.


Em 2023, no entanto, foi confirmado o primeiro caso de um animal com leishmaniose que nasceu e foi criado em Patos de Minas. Ainda segundo o veterinário, em 2024 os casos subiram para 79, muitos deles em animais locais.


Os casos foram registrados em diversos pontos da cidade, mas a maior incidência ocorre nos bairros Sobradinho, Lagoinha e Novo Horizonte.

Secretaria de Saúde alerta para aumento no número de casos de leishmaniose em Patos de Minas

Conforme Rafael Araújo, se o animal apresentar feridas na ponta do nariz ou das orelhas que não cicatrizam mesmo com medicação, secreção frequente nos olhos, emagrecimento ou crescimento exagerado das unhas, o tutor deve procurar uma clínica veterinária ou o Centro de Controle de Zoonoses.


A Secretaria de Saúde, por meio da Anvisa, libera testes rápidos para a população. Em casos positivos, as amostras são encaminhadas para Belo Horizonte, onde ocorre a confirmação ou o descarte da doença.


O veterinário alerta que o mosquito-palha, transmissor da doença, prefere locais úmidos, escuros e com muitas plantas. Por isso, é necessário manter os quintais limpos e utilizar coleiras específicas com repelente.


Leia também