Sem doses próximas ao vencimento, Patos de Minas não vai ampliar faixa etária para vacina da dengue
O município não se enquadra na recomendação do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde publicou, na última sexta-feira (14), uma nota técnica para atualizar a recomendação de uso da vacina da dengue e permitir a ampliação do público-alvo desse imunizante, em caráter temporário, para doses com prazo de validade iminente.
Em meio à baixa adesão à vacina contra a doença, o objetivo da iniciativa é garantir que todos os imunizantes adquiridos cheguem à população, ampliando a proteção contra a dengue.
No entanto, a Secretaria de Saúde de Patos de Minas não realizará a ampliação. Por meio de nota, a assessoria de comunicação da prefeitura informou que, no momento, o município não se enquadra na recomendação, pois não possui estoque do imunizante próximo ao vencimento.
De acordo com o Ministério da Saúde, as doses com prazo de validade de dois meses poderão ser remanejadas para municípios ainda não contemplados pela vacinação contra a dengue ou aplicadas em uma faixa etária ampliada, abrangendo pessoas de 6 a 16 anos de idade.
Para as vacinas com um mês de validade restante, a estratégia poderá ser expandida até o limite etário especificado na bula do imunizante, contemplando a faixa etária de 4 a 59 anos, 11 meses e 29 dias.