Logo Patosja

Setembro Amarelo: se precisar, peça ajuda!

Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave

Por: Redação PatosJá

Fonte: Matheus Borges / Associação Brasileira de Psiquiatria

Publicado em: 14:43 03-09-2024

Compartilhar:

Setembro Amarelo: se precisar, peça ajuda!

Desde 2014 a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina - CFM, realiza no Brasil a campanha Setembro Amarelo® com o objetivo de trazer informações atualizadas sobre suicídio para conscientizar a sociedade e colaborar para a prevenção do suicídio no país.


A iniciativa chega em seu nono ano, trazendo um novo mote: "Se precisar, peça ajuda". A campanha acontece durante todo o mês, mas o dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.


Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. Entre 2010 e 2019, ocorreram no Brasil 112.230 mil mortes por suicídio. Houve um aumento de 43% nos casos registrados.


Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está́ disponível para ajudar e demonstrar empatia, mas principalmente levando ao médico psiquiatra, que vai saber como manejar a situação e salvar esse paciente.


Acesse www.setembroamarelo.com e tenha acesso a cartilha de informações.

Leia também