Vacina contra Coqueluche é encontrada nas unidades de saúde de Patos de Minas
Doença pode causar complicações graves em crianças menores de seis meses
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforçará a imunização contra a Coqueluche até o dia 31 de março de 2025. Em Patos de Minas, os números da doença estão controlados, entretanto, é necessário manter a caderneta de vacinação em dia.
A Coqueluche é uma infecção respiratória altamente contagiosa que pode causar complicações graves, especialmente em crianças menores de seis meses. Segundo o encarregado de Informações Estatísticas, Erivaldo Rodrigues, não houve aumento de casos no município.
“A população tem que ficar atenta com a vacinação, principalmente as mães, que precisam levar seus bebês para vacinarem em tempo hábil para que eles não adquiram a doença”, disse o estatístico.
As doses já estão sendo distribuídas para as Unidades Regionais de Saúde em todo o Estado. Para ter acesso, o cidadão precisa ir a uma unidade de saúde com o cartão de vacina em mãos. Como os números de casos estão controlados, não foi necessária uma campanha de vacinação.
“Se houver necessidade, com certeza nós estaremos fazendo campanha para debelar não só a Coqueluche, mas qualquer outra doença que possa vir de um surto inesperado”, ressaltou Erivaldo.