Bombeiros alertam para uso correto de cadeirinha para transporte de crianças
Equipamento pode evitar até 70% de acidentes fatais no trânsito
O Corpo de Bombeiros alertou para a importância do uso das cadeirinhas adequadas para o transporte de crianças em veículos de passeio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso adequado de cadeirinhas e assentos pode evitar até 70% dos casos de morte de crianças em acidentes de trânsito.
A corporação informou que existem diversos tipos de cadeirinhas e assentos de elevação para transportar crianças adequadamente. Muito além de cumprir a lei e evitar multas, os equipamentos são itens de segurança. Conforme o tenente Caixeta, a questão não é cumprir apenas a legislação.
“Deparamos com acidentes de forte impacto, onde o uso correto do equipamento de segurança protegeu a criança”, disse o tenente.
Segurança
O tenente Caixeta também ressaltou que é necessário trocar o equipamento de segurança conforme o crescimento da criança. Saiba como utilizar o bebê conforto, cadeirinhas e assento no veículo.
- Bebe conforto: Crianças até 1 ano (até 13kg);
- Cadeirinha: Crianças de 1 a 4 anos (9 a 18kg);
- Assento de elevação: Crianças de 4 a 7 anos e meio (15 a 36kg) ou acima de 7 anos e meio, mas com menos de 1,45m de altura;
- Cinto de segurança: Crianças com idade superior a 10 anos ou que tenham altura superior a 1,45m.