Logo Patosja

Escala de pagamento do IPVA 2024 começa a vencer nesta segunda-feira

Os vencimentos terão início com os finais de placas 1 e 2

Por: Redação PatosJá

Fonte: Agência Minas

Publicado em: 10:34 15-01-2024

Compartilhar:

carros na rua

Começa a vencer nesta segunda-feira (15), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024. A escala de pagamentos da primeira parcela ou cota única começa hoje para veículos com finais de placas 1 e 2, na terça-feira vencem os finais 3 e 4, na quarta 5 e 6, na quinta-feira 7 e 8, finalizando na sexta-feira 9 e 0.

 

Em comparação ao IPVA 2023, o valor do imposto teve uma redução média de 3,37%, em função, principalmente, da depreciação do valor dos veículos usados.

 

Consulta e pagamento

 

A consulta do valor do imposto pode ser feita por meio do número do Renavam do veículo, no site da Secretaria de Fazenda ou no LigMinas pelo telefone 155 válido para todo o estado de Minas Gerais.

 

Já o pagamento – em cota única (com desconto de 3%) ou parcelado em até três vezes – deve ser efetuado diretamente nos terminais de autoatendimento ou guichês dos agentes arrecadadores autorizados (Bradesco, Sicoob, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Mais BB e Santander), bastando informar o número do Renavam.

 

Vale lembrar que, desde março deste ano, o IPVA em Minas Gerais pode ser pago via Pix, bastando ao contribuinte ter conta em qualquer instituição financeira ou banco digital (as chamadas fintechs).

 

Para gerar o QR Code, o contribuinte deve acessar www.fazenda.mg.gov.br e, na área do IPVA, escolher a opção emissão da Guia do IPVA.

 

Alerta contra golpes

 

A Secretaria de Fazenda reforça o alerta contra os golpes nos aplicativos de mensagens, internet e redes sociais. A orientação é para que o cidadão não clique em links, QR Codes, código de barras e outros recebidos em celulares ou e-mails.

 

O site da Secretaria de Fazenda é o único caminho seguro para gerar o QR Code ou emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE).

 

Outro ponto importante a ser observado é que, no caso de pagamento via Pix, o beneficiado da operação sempre será o Estado de Minas Gerais (CNPJ: 18.715615/0001-60) e a instituição emissora de QR Code é o Banco Itaú S/A.

 

Leia também