Segundo a arquiteta Maísa Mota, para consertar cada perna das renas danificadas, serão desembolsados mil reais
As luzes de Natal foram acessas às 20h do último domingo (12), na Av. Getúlio Vargas, em Patos de Minas, e já sofrem com o vandalismo. A iluminação natalina faz parte do projeto Renascer Natalino 2023, que está na terceira edição.
Nesta sexta-feira (17), segunda a curadora do Renascer Natalino, Natália Persi, em menos de uma semana que as luzes foram instaladas, mas de cinco praças no município já necessitaram de manutenção.
Na praça Getúlio Vargas, o monumento do trenó com as renas foi o alvo principal do vandalismo; as pernas das renas foram quebras. Segundo a arquiteta Maísa Mota, para consertar cada perna das renas danificadas, serão desembolsados mil reais.
A arquiteta também conta que a reserva de luzes, armazenadas para a manutenção da iluminação durante todo o período do Renascer Natalino, já foi utilizada. A deputada Ludimila Falcão (Pode) salienta que o projeto foi criado com objetivo de resgatar os valores da época de Natal, como compaixão, amor ao próximo e solidariedade.
Com relação ao vandalismo nesta sexta-feira (17), a deputa lamenta, “vimos na nossa decoração o oposto de tudo o que queremos pregar. Os enfeites serão repostos, as medidas cabíveis tomadas, mas esperamos que, de coração, todos tenham consciência do que esse projeto significa”.
A curadora Natália Persi ainda argumenta que é impossível manter o policiamento no local 24h e que é necessário o apoio da população como vigilantes e protetores do patrimônio público.