Logo Patosja

Memorial Arlindo Porto é reinaugurado nesta 3ª-feira após 15 anos desativado

O acervo conta os documentos, homenagens e fotos, dentre diversos outros itens que colecionou ao longo da trajetória política do ex-senador

Por: Gustavo Rubim

Fonte: Amanda Oliveira

Publicado em: 15:07 23-07-2024

Compartilhar:

NTV
Na manhã desta terça-feira (23) foi reinaugurado o Memorial Arlindo Porto, que agora está localizado na Av. Fátima Porto, nº 2.319, no bairro Cidade Jardim. O Memorial já existe há mais de 20 anos, mas há 15 estava desativado e foi reaberto em novo local, agora com nova e moderna estrutura. O acervo conta os documentos, homenagens e fotos, dentre diversos outros itens que colecionou ao longo de sua trajetória política.

Arlindo Porto foi prefeito de Patos de Minas de 1983 a 1988, Vice-Governador, entre 1991 e 1994, Ministro da Agricultura no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso nos anos de 1996 e 1998 e Senador, de 1995 a 2003. Após finalizar sua trajetória política, sentiu a necessidade de prestar contas de seus vinte anos de vida pública ao povo brasileiro e foi aberto o Memorial. O acervo ficou disponível para visitação por cinco anos, foi fechado e retornou, em novo local, nesta terça-feira.

O espaço reúne documentos, medalhas, homenagens, troféus, placas, diplomas, painéis, fotos, matérias jornalísticas, livros, vídeos e fitas que contam um pouco da história pessoal de Arlindo Porto e fazem uma linha do tempo detalhada sobre sua trajetória política. Maria Coeli, esposa do ex-senador, organizou, conservou, cadastrou e digitalizou todos os itens expostos. Ela conta como foi a trajetória de trabalho dela e do marido e como foi organizar o acervo para exposição.

Ao longo do tour, o ex-senador se emocionou várias vezes ao se lembrar de tantos momentos importantes de sua trajetória, revendo redações que alunos da cidade fizeram quando visitaram o antigo acervo, mostrando diversas inaugurações importantes, incluindo a da Lagoa Grande, e relembrando momentos vividos em outros países, como a recebimento de uma honraria das mãos do então Papa João Paulo II, quando era Ministro da Agricultura.

Leia também