Logo Patosja

Prefeitura e Copasa entram em acordo e companhia deve permanecer no município até fim do contrato

O prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão (Novo), havia iniciado o processo de encampação do contrato da Copasa com o município

Por: Gustavo Rubim

Fonte: NTV

Publicado em: 17:59 09-05-2024

Compartilhar:

NTV
Prefeitura de Patos de Minas assinou termo aditivo ao contrato com a Copasa, na tarde desta terça-feira (9). Diante do acordo, a Companhia permanecerá com a prestação de serviço de água e esgoto no município, até o fim do contrato, em 2038.

Em março, a companhia apresentou proposta de melhorias na prestação do serviço e condições contratuais. E o município fez contraproposta com outras exigências, que incluíam mudanças no contrato, redução nas tarifas e gestão de outras obrigações relacionadas à captação e distribuição de água, além de soluções para o tratamento do esgoto.

A Copasa apresentou nova proposta contendo redução de 15% nas tarifas e R$ 40 milhões de outorga, que seriam utilizados pela Prefeitura no custeio de obras públicas. Além disso, a empresa pede que não ocorra mudança no contrato, com prazo até 2038.

O prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão (Novo), havia iniciado o processo de encampação do contrato da Copasa com o município. O plano do prefeito para tirar a companhia de Patos de Minas estava traçado em alguns passos, inclusive com projeto de lei que chegou a ser aprovado pela Câmara Municipal para o ato; além da instauração de processo licitatório.

No entanto, após passo dado pela Diretoria da Copasa para restabelecimento da relação da companhia com o município, por meio de proposta para solucionar principais problemas; com o valor da tarifa para pelos cidadãos. Falcão abriu as portas para o diálogo e nesta quinta-feira (9), no Gabinete da Prefeitura, assinou o termo aditivo ao contrato com a Copasa.

Leia também