Campanha de Vacinação: doses de imunização já estão sendo aplicadas em Patos de Minas
Cerca de 845 crianças não retornaram para completar cartão de vacinas na cidade
O município de Patos de Minas obteve resultados exemplares no que se refere à cobertura vacinal da população infantil em 2024. Os índices, que antes estavam abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, como o de poliomielite, agora estão no patamar ideal, subindo de 70% para 98%.
Neste ano, o calendário de vacinas de rotina já está em ação, com exceção da vacina contra a Varicela, também conhecida como catapora, que teve um recebimento de apenas 90 doses no final do ano passado. Até o momento, a imunização continua em falta e sem previsão de reposição.
Vacinas como a BCG e Febre Amarela ainda têm a ampliação de escala para vacinação devido à necessidade de otimizar o uso do imunizante, enviado em menor quantidade ao município. Segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica, Vanessa Vieira, a expectativa é de que a cidade tenha 100% de cobertura vacinal.
“Para crianças menores de dois anos, a gente está com apenas cinco abaixo da cobertura que o Ministério exige, então tivemos um avanço muito grande”, disse a gerente.
Vale destacar que manter o cartão de vacina atualizado não traz somente benefícios para a saúde, mas também facilita a identificação de reforços para novas vacinas. Além da imunização, é necessário que a caderneta esteja em ordem devido à obrigatoriedade da apresentação da mesma para realizar as matrículas nas escolas.
Leia também