Logo Patosja

Combate à dengue é intensificado durante período crítico em Patos de Minas

Patos enfrentou, em 2024, grave epidemia com mais de 13 mil casos e seis mortes

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 12:48 07-01-2026

Compartilhar:

Patos enfrentou, em 2024, grave epidemia com mais de 13 mil casos e seis mortes

A cidade de Patos de Minas registrou mais de 1.400 casos confirmados de dengue em 2025. Segundo o Programa Municipal de Combate à Dengue, o atual período entre a chuva e o calor são condições ideais para a criação e proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Patos já enfrentou uma grave epidemia da doença, com mais de 13 mil casos confirmados e seis mortes em 2024. No ano passado, o cenário foi considerado mais “controlado” em relação aos números de casos, com cerca de 3.400 casos notificados e 1.400 confirmados.

No entanto, mesmo com a redução, seis pessoas morreram de dengue, o que mantém o alerta das autoridades de saúde. A coordenadora do Programa, Daniele Cristine, disse que o vetor está no meio ambiente e a prevenção deve continuar para que os números não aumentem. 

“Em agosto de 2025, visitamos com equipes volantes todos os distritos e comunidades de Patos de Minas. Nós iniciamos este ano com o mesmo trabalho, porque nas zonas rurais há muitos focos, e o resultado tem sido positivo, somos bem recebidos”, disse a profissional. 

Apesar do esforço do poder público, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou que o combate à dengue também depende da população. Evitar água parada, manter quintais limpos e permitir a visita dos agentes são fundamentais para proteger a saúde coletiva.

“Os agentes vão às casas a cada dois meses, mas o ciclo da larva do Aedes aegypti é de sete dias, então, o próprio morador tem o dever de verificar locais específicos dentro de casa para evitar a proliferação do mosquito”, ressaltou Daniele Cristine.
Leia também