Vereadores visitam Indústria Rações Patense para discutir problemas com mau cheiro
Encontro buscou acompanhar o cumprimento do TAC firmado com o Ministério Público e buscar soluções para as queixas da população
Na manhã desta segunda-feira (7), a Indústria Rações Patense recebeu a visita de vereadores de Patos de Minas. O encontro teve como objetivo discutir o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado com o Ministério Público em dezembro de 2024, e tratar das reclamações recorrentes da população sobre o mau cheiro vindo da empresa.
A visita permitiu que os parlamentares conhecessem o processo de produção da indústria, identificassem possíveis falhas e buscassem, em conjunto com os representantes da empresa, soluções viáveis para o problema.

Apesar da relevância pública do tema e do interesse da comunidade, a imprensa não foi autorizada a acompanhar a atividade. Profissionais de veículos de comunicação foram impedidos de entrar na empresa, mesmo após o devido credenciamento prévio.
Mesmo assim, a advogada ambiental Camila Nunes reforçou que o TAC está sendo cumprido e que a empresa segue investindo em melhorias para reduzir o odor. “Todas as cláusulas estão sendo cumpridas no prazo estabelecido. O TAC nada mais é do que o melhoramento do nosso sistema que já existe”, afirmou.
Mesmo com os esforços, as reclamações sobre o mau cheiro ainda são constantes. Camila explicou que fatores externos, como o calor, podem interferir no funcionamento dos equipamentos e gerar episódios pontuais de odor. “As altas temperaturas influenciam, sim. E, como toda indústria, enfrentamos problemas técnicos com maquinários. Também têm ocorrido, com muita frequência, piques de energia, que fazem toda a nossa produção parar”, completou.
O vereador Júlio César reforçou que entende a complexidade do processo industrial, mas que é preciso reduzir o impacto para a população.
A empresa disponibiliza canais de comunicação para que a comunidade possa relatar episódios de mau cheiro e contribuir com o processo de melhorias. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (34) 3818-1853, que também funciona como WhatsApp, ou pelo site: https://patense.com.br/fale-conosco.