Ano no azul: confira dicas para um 2025 financeiramente mais confortável
Primeiro passo é colocar no papel o que ganha e o que gasta
Começar o ano no azul é um grande desafio para quem acabou gastando a mais durante a época de recesso e festas de fim de ano. Dessa forma, o ideal é elaborar um bom planejamento financeiro com dicas e sugestões para que 2025 seja vivido de uma forma mais confortável.
Com despesas acumuladas e novos compromissos financeiros, como impostos e matrículas escolares, o planejamento financeiro se torna indispensável para garantir um ano equilibrado. Segundo o planejador financeiro, Fulgêncio Bomtempo, a mudança de calendário importa.
“É necessário separar as dívidas controladas que estão dentro do nosso orçamento e as outras que podem estar em um cenário de inadimplências”, disse o planejador.
Para quem terminou 2024 no vermelho, o primeiro passo é organizar as dívidas. Por isso, é importante controlar o que ganha e o que gasta, ter metas claras para o sucesso financeiro, determinar objetivos de curto, médio e longo prazo e elaborar um plano para alcançá-los.
“É ideal enxugar um pouco mais as despesas para conseguir arcar com uma parcela que seja possível levá-la ao longo do tempo”, explicou o especialista.
Leia também