Hemocentro de Patos de Minas incentiva doação de sangue neste início de ano
Falta de doação impacta nas demandas das unidades de saúde
O período entre as festas de dezembro e o início das férias de janeiro são muito aguardadas pela maioria das pessoas. No entanto, é considerada uma das piores épocas para a captação de doadores de sangue, como o Hemocentro de Patos de Minas.
Além da quantidade mínima de pessoas que se dispõem a doar, o momento também é marcado por uma maior probabilidade de acidentes automobilísticos devido ao aumento no fluxo de veículos nas estradas, o que resulta na alta demanda por sangue.
Segundo o gerente técnico do Hemonúcleo de Patos de Minas, Rafael Rocha, houve uma grande diminuição nas semanas do Natal e do Ano Novo. Rafael explicou que a falta de doação espontânea impacta diretamente nos estoques e nas demandas das unidades de saúde.
Além disso, o gerente informou que existem alguns tipos sanguíneos que estão mais em baixa do que outros e, por isso, necessitam de uma atenção maior por parte da equipe. O grupo sanguíneo O Negativo, A Negativo, O Positivo e A Positivo são os mais utilizados.
“Esperamos contar com a população para vir à nossa unidade ou agende pelo site do Hemominas, ou pelo aplicativo "MG Cidadão”, disse Rafael.
O Hemonúcleo de Patos de Minas está aberto para atendimento ao público toda segunda-feira, das 14h30 às 18h30 e de terça a sexta-feira, das 7h às 11h.
Leia também