Butantan recruta idosos de 60 a 79 anos para ensaio clínico da vacina contra dengue
Também vão participar dos testes 230 adultos de 40 a 50 anos como grupo controle
Por: Redação PatosJá
Fonte: Agência Brasil - Lorena Teixeira
O Instituto Butantan, maior produtor de vacinas e soros da América Latina, está recrutando, a partir desta terça-feira (13), idosos de 60 a 79 anos para ensaios clínicos da vacina da dengue. Também vão participar 230 adultos de 40 a 50 anos como grupo controle.
De acordo com o órgão, os testes serão realizados ao longo do ano em quatro centros de pesquisa em Porto Alegre e Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul, e um em Curitiba, no Paraná. Os 997 participantes precisam estar saudáveis e com comorbidades controladas.
Além disso, será realizado um sorteio entre os idosos para quem deve receber a vacina, denominada “Butantan-D”, ou o placebo. Vale destacar que o objetivo da fase do estudo é avaliar a segurança e comparar a resposta imunológica com testes laboratoriais.
“A faixa etária de maiores de 60 anos está entre as mais impactadas pela morbidade da dengue, por isso consideramos de suma importância que tal faixa etária tenha a oportunidade de se proteger através da vacinação”, afirmou a diretora Fernanda Boulos.
Doença
Causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, os sintomas da dengue são: febre alta, dor atrás dos olhos, dor no corpo, manchas avermelhadas na pele, coceira, náuseas, dores musculares e articulares. Em 2025, os óbitos somaram 1,6 mil.
Uma das principais formas de prevenção da doença é o combate ao mosquito transmissor, que pode ser realizado por meio da eliminação da água parada ou de objetos que acumulem água, como pratos de plantas ou pneus usados, além da vacinação.
Leia também
