Janeiro Branco: mês de conscientização da saúde mental e emocional
Cuidar da saúde mental ainda é paradigma entre brasileiros
O Janeiro Branco é uma campanha de conscientização sobre a saúde mental e emocional da população. A campanha tem como objetivo alertar para a importância de prevenir doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.
A campanha surgiu por ser um mês simbólico de recomeços e reflexão sobre a vida e os sentimentos. Segundo o psicólogo Jorge Luiz, as doenças mentais são uma série de fatores que incluem genética, estresse, abuso, substâncias e traumas.
“As campanhas são ótimas, as intenções são boas, mas é necessário trazer as pessoas mais perto do empenho do tratamento”, disse o psicólogo.
Cuidar da saúde mental é um paradigma até que o indivíduo consiga entender que uma barreira precisa ser quebrada para aparecer resultados. Não priorizar a saúde mental pode levar a consequências negativas, como o aumento de sobrecarga emocional e isolamento social.
Dessa forma, ignorar a importância do tema contribui para o surgimento de problemas mais sérios, como transtornos mentais, afetando negativamente o bem-estar e a qualidade de vida. Ou seja, é importante manter a consciência sobre os próprios sentimentos.
Algumas opções para priorizar o bem-estar mental na rotina diária incluem: autocuidado, estabelecer limites, organizar a rotina, cultivar relacionamentos positivos, buscar ajuda profissional, dar atenção ao presente e não ter uma autocobrança exagerada.
Leia também